- Área: 95 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Lescano + Beviglia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto cria uma churrasqueira como extensão de uma casa existente em uma área com alta densidade de arborização nativa.
O programa consiste em um espaço coberto e fechado com um pequeno banheiro, incorporando uma churrasqueira e forno de barro existentes.
A ideia era aproveitar um dos lados do recuo do terreno fechando-se para a fachada cega e abrindo-se para o quintal. A premissa principal era manter intacto o bosque, ou seja, construir esse novo espaço sem derrubar uma árvore. Para conseguir isso, propôs-se uma estrutura separada constituída por uma laje plana determinada a partir do início da abertura das copas, permitindo as copas passar através de aberturas com formas orgânicas.
Como fechamento foi feita uma "parede translúcida" de tijolos com vidros para filtrar o ar, mas não a luz, que chega ao interior de forma suave.
A cobertura tem caimento para todos os quatro lados com uma calha de metal galvanizado e interage com as árvores ao seu redor, onde as folhas irão acumular-se sobre ela.
Esta cobertura vista da casa, que está em um nível superior, é vista como um manto verde que se funde com o parque natural. Os pisos foram feitos com cimento branco, assim como as paredes. Os materiais utilizados fazem alusão às texturas do parque para gerar um espaço funcional e de fácil manutenção banhado de luz.
Este projeto combina a arquitetura com a natureza, onde o edifício é construído a partir da configuração do próprio parque gerando um diálogo entre os dois, que permite ao usuário desfrutar dos espaços ao ar livre, evitando as intempéries.